Dialética da Língua Latina
11/9/2010 a 11/9/2010
DATA: 11 de setembro de 2010, sábado, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas LOCAL: Centro Educacional da UFTM INSCRIÇÕES: De 30 de agosto a 3 de setembro de 2010 nos horários de plantão na sala 307 – Pet Letras. INVESTIMENTO: R$ 5,00 (Depósito na conta corrente 405082-7, agência 015-9, Banco do Brasil) Somente fazer o depósito após preencher a ficha de inscrição na sala do PET LETRAS. EMENTA: Descrição semântica e gramatical dos casos na estrutura da Língua Latina. OBJETIVO: Formar um conhecimento semântico e gramatical dos casos latinos e uma noção geral da estrutura da Língua Latina a fim de orientar um programa de estudo de Língua Latina. CONTEÚDO: 1. Estrutura da língua latina; 2. Semântica dos casos; 3. Descrição lingüística dos casos. OPINIÃO: O curso “Dialética da Língua Latina” foi realizado no dia 11 de setembro de 2010 na sala 205 do Centro Educacional da UFTM. O curso contou com a presença de aproximadamente quarenta e cinco pessoas entre alunos e comunidade UFTM e faz parte dos projetos de extensão, oferecidos pelo PET- Letras, intitulados "Sábados no PET". Ministrado pelo professor Alcebíades Fernandes Júnior da Universidade Guarulhos, o curso foi apresentado todo em multimídia, com animações e efeitos sonoros. Essa abordagem causou algum espanto a quem assistia, pois o que se imaginou a respeito do estudo é que seria uma apresentação mais formal com relação à língua. Não foi, contudo, o que aconteceu. As palavras deslizavam pela projeção e faziam sons animados. Mais do que conhecer a origem de nossa língua materna, “Ultima flor do Lácio”, percebemos o modo de pensar de toda a comunidade romana, tais como percepções espaciais, geométricas e filosóficas. A expectativa dos participantes do curso era que pudessem ser inseridos na língua latina tendo em mente que este é um conhecimento que todos os alunos de Letras deveriam ter, já que a base do nosso estudo acadêmico é nossa língua. O professor, por fim, entregou aos alunos frases com a estrutura latina e analisou-as uma a uma, levando toda a teoria das conjugações para a prática. Alguns esquemas gráficos também foram entregues aos alunos junto com o e-mail do professor para que conseguissem as respostas depois te terem trabalhado mais exercícios em casa. O que ficou depois do curso na cabeça dos discentes, mais do que o primeiro contato com o Latim, foi a vontade de que a Universidade tivesse essa disciplina em seu currículo. (Fernanda Galera) |