Criado e implantado em 1979 pela CAPES, o PET – Programa de Educação
Tutorial – é um Programa acadêmico direcionado a alunos regularmente matriculados em
cursos de graduação. Eles são selecionados pelas IES – Instituições de Ensino Superior– que participam do Programa e se organizam em grupos, recebendo orientação acadêmica
de professores-tutores. O PET objetiva envolver os estudantes que dele participam num
processo de formação integral, propiciando-lhes uma compreensão abrangente e
aprofundada de sua área de estudos.
São objetivos deste Programa: a melhoria do ensino de graduação, a formação
acadêmica ampla do aluno, a interdisciplinaridade, a atuação coletiva e o planejamento e
execução de um programa diversificado de atividades acadêmicas.
Até o ano de 1999, o Programa foi coordenado pela CAPES. A partir de 31 de
dezembro de 1999, o PET teve sua gestão transferida para a Secretaria de Educação
Superior - SESu/MEC, ficando sob a responsabilidade do Departamento de Projetos
Especiais de Modernização e Qualificação do Ensino Superior - DEPEM. Desde então,
vem sendo executado, levando em conta as diretrizes e os interesses acadêmicos das
Universidades às quais se vincula, e que passaram a ser responsáveis por sua
estruturação e coordenação.
Objetivo Geral
Promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação
envolvidos direta ou indiretamente com o programa, estimulando a fixação de valores que
reforcem a cidadania e a consciência social de todos os participantes e a melhoria dos
cursos de graduação.
Objetivos Específicos
a) formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no
país.
b) estimular a melhoria do ensino de graduação por meio de:
|
• desenvolvimento de novas práticas e experiências pedagógicas no âmbito do curso;
• desenvolvimento de ações que procurem integrar o ensino, a pesquisa e a extensão;
• atuação dos bolsistas como agentes multiplicadores, disseminando novas idéias e
práticas entre o conjunto dos alunos do curso;
• interação dos bolsistas do Programa com os corpos docente e discente da instituição,
inclusive em nível de pós-graduação, quando for o caso;
• participação em atividades características de programas de pós-graduação;
• desenvolvimento de atividades que promovam o contato dos bolsistas e demais alunos
do curso com a realidade social em que o grupo, o curso ou a IES estejam inseridos,
estimulando o desenvolvimento de uma consciência do papel do aluno/curso/IES perante
a sociedade. |
c) oferecer uma formação acadêmica de excelente nível, visando à formação de um
profissional crítico e atuante, por meio de:
|
• desenvolvimento de ações coletivas e capacidade de trabalho em grupo;
• facilitação do domínio dos processos e métodos gerais e específicos de investigação,
análise e atuação da área de conhecimento acadêmico-profissional;
• envolvimento dos bolsistas em tarefas e atividades que propiciem o Aprender Fazendo e
Refletindo Sobre;
• discussão de temas éticos, sócio-políticos, científicos e culturais relevantes para o País
e/ou para o exercício profissional e para a construção da cidadania;
• promoção da integração da formação acadêmica com a futura atividade profissional,
especialmente no caso da carreira universitária, através de interação constante com o
futuro ambiente profissional;
• participação, com igual ênfase, em projetos de ensino, pesquisa e extensão. |
|