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Libras
2/3/2010 a 15/12/2010



Justificativa: 

Estabelecido legalmente o direito de o aluno surdo ter acesso aos conteúdos curriculares por meio da utilização da Língua Brasileira de Sinais, tende-se a pensar em uma língua compartilhada entre aluno e professor. Trata-se, então, da LIBRAS, a língua de fácil acesso pelas pessoas surdas. Os estudos da LIBRAS têm como fundamento legal, a Lei Nº 10.436 de 24 de abril de 2002, o artigo 18 da Lei nº 10.098 de 19 de dezembro de 2000 e o decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005, que os regulamenta. Assim, o presente projeto, vem contribuir para a promoção da acessibilidade, no sentido de participar no processo de eliminação das barreiras de comunicação, eixo norteador para uma sociedade inclusiva. O curso consistirá num segundo módulo, em que serão exploradas as noções intermediárias do aprendizado da Língua Brasileira de Sinais, atendendo a um público que já participou de algum curso básico de LIBRAS. Assim, é uma maneira de aprofundar os conhecimentos na língua, beneficiando a comunidade e os acadêmicos da UFTM.

 

Objetivos: 
Ensinar LIBRAS para as pessoas que não conhecem a língua utilizada pelas pessoas surdas, lembrando que ela (Libras) é hoje reconhecida oficialmente como uma língua – lei federal 10.436 (24/04/2002), além de oferecer uma base teórica-prática aos acadêmicos para a utilização da Língua Brasileira de Sinais como meio de comunicação com as pessoas surdas, em situações de comunicação e aprendizagem.

 

Metodologia: 
Por meio de dinâmicas interacionistas, pretende-se desenvolver o estudo da Língua Brasileira de Sinais para ouvintes, como segunda língua (L2), voltado para a construção do conhecimento e uso desse sistema lingüístico de comunicação visual-espacial, a partir de todos os seus níveis lingüísticos: fonológico, morfológico, sintático, semântico, pragmático e de outros elementos pertinentes a toda língua viva e autônoma. As aulas práticas contarão com o uso de exercícios, dramatizações, diálogos e dinâmicas de grupo. As aulas teóricas serão ministradas na modalidade expositiva, sinalizada e dialogada. Será utilizada apostila que contém fotos ilustrativas explicando a maneira correta de realizar cada sinal. Os alunos terão a oportunidade de se comunicarem com as pessoas surdas, vivenciando os conhecimentos adquiridos durante o curso.

   
   
   


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