contato
Home O que é o PET Quem Somos Egressos Atividades Novidades Produção Intelectual Relatórios Links
 
A literatura no Almanach Uberabense: 1895-1911
Pesquisador(es): Josiane Amaral de Amorim
1/1/2011 a 31/12/2011  (Concluído)

Esta pesquisa dissertativa limita-se na construção da história da literatura em Uberaba. Como primeira etapa deste projeto pretende-se fazer um levantamento e análise dos textos literários presentes nos almanaques Uberabenses bem como uma digitalização dos mesmos. O conhecimento dessa literatura nos permitirá conhecer em parte a história da literatura em Uberaba no fim do século XIX e início do século XX.

Download PDF
O fantástico e o efeito de real em Botão-de-rosa, de Murilo Rubião
Pesquisador(es): Francisco Mariani Casadore
1/1/2011 a 31/12/2011  (Concluído)

Murilo Rubião, embora não tenha uma vasta obra, é um representativo escritor brasileiro; sua produção resume-se a contos nos quais o fantástico sempre se manifesta. Este gênero, muito difundido em países hispano-americanos, teve um discreto desenvolvimento em nosso país. Dessa forma, o trabalho pretende analisar o conto Botão-de-rosa do autor acima citado, sob a perspectiva do fantástico que, no caso de Rubião, não é contemplado com nenhuma teoria capaz de defini-lo. O universo narrativo proposto no conto possibilita, ainda, uma análise sociológica capaz de identificar diversos fatores externos retratados. Para a fundamentação teórica foram selecionados os trabalhos de Julio Cortázar, Tzvetan Todorov, Ricardo Piglia, Sérgio Buarque de Holanda, entre outros.

Download PDF
Topoanálise d’O Conto da ilha desconhecida de Saramago
Pesquisador(es): Clarissa Navarro Conceição Lima
1/1/2011 a 31/12/2011  (Concluído)

O conto de Saramago, um livreto de 62 páginas, surge com a realização da Feira Internacional da Expo’98 em Lisboa (1998), que tratava das comemorações dos 500 anos de descobrimentos marítimos portugueses. O conto retrata um reino da fantasia no qual um súdito vai ao encalço de seu sonho e seu ideal: encontrar a ilha desconhecida. O personagem procura o rei para lhe pedir um barco e uma tripulação para sua viagem. O rei depois de muito recusar-se a ir ao seu encontro, espanta-se com o pedido, pois, a seu ver, não havia mais ilhas desconhecidas, todas estavam no mapa. Por insistência, o súdito consegue uma embarcação, mas não a tripulação. Ele é acompanhado somente pela mulher da limpeza, que por sua vez, cansada do seu cotidiano, sai pela porta das decisões do castelo em busca da ilha desconhecida. É um anseio universal à busca de si mesmo. Os personagens desse conto saem em busca disso, na imagem poética de uma ilha desconhecida. Viver o conhecido é confortável, mas o desconhecido assusta. E esse desconhecido às vezes somos nós mesmos, quando não permitimos que nosso interior venha à tona.

Download PDF
Memória e cultura - entre o presente e o passado
Pesquisador(es): Heliana Castro Alves; Irma Beatriz Araújo Kappel; Francisco Mariani Casadori; Lívia Maria Zocca
7/12/2009 a 7/12/2009  (Concluído)

O livro é constituído por três partes: a primeira, “Projetos Culturais e o despertar do imaginário e da memória”, focaliza reflexões teóricas sobre conceitos-chave que sustentaram a discussão da equipe que produziu os textos das duas outras partes.
Na segunda, “Ouvir e contar – movimento por uma cultura de memórias”, as reflexões já se materializam nas narrativas feitas por alunos dos cursos de Letras, Terapia Ocupacional e Enfermagem da UFTM, após pesquisa desenvolvida com idosos nas duas instituições de longa permanência, com ênfase, pelo narrador, nas histórias desses idosos.
Na terceira parte, “Recontando a memória ouvida”, são apresentados textos escritos pelos alunos/professores/profissionais, a partir de histórias de vida ouvidas, mas, agora, com ênfase na recriação textual. Os textos teóricos (da primeira parte) e os das outras duas partes se complementam, em termos de perspectivas conceituais, filosóficas, históricas, antropológicas.
A publicação do material organizado neste livro representa um acréscimo significativo nas discussões das questões da valorização do resgate cultural; que é folclórico, social, literário entre outros aspectos.
Resgate cultural - por entre os labirintos da memória
Pesquisador(es): Irma Beatriz Araújo Kappel Rodrigo Santos de Castro
14/5/2009 a 14/5/2009  (Concluído)


ISBN - 978-85-62599-00-2
O livro Resgate Cultural: por entre os labirintos da memória oferece aos leitores a possibilidade de deslumbrar textos que resgatam o valor cultural da memória, por meio de um trabalho interdisciplinar e da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no Ensino Superior. É constituído por três partes: a primeira, “Memória e imaginário social em uma perspectiva interdisciplinar”, focaliza reflexões teóricas sobre conceitos-chave que sustentaram a discussão da equipe que produziu os textos das duas outras partes. Na segunda, “Memórias poéticas – perdidos e achados”, são apresentados textos escritos pelos alunos acerca de suas próprias memórias, após participação em uma oficina ministrada pela professora Vânia Maria Resende. Na terceira parte, “Esquinas da memória – conversas com o passado”, as reflexões já se materializam nas narrativas dos alunos de cursos Superiores da UFTM, após pesquisa desenvolvida na comunidade. Os textos teóricos (da primeira parte) e os das outras duas partes se complementam, em termos de perspectivas conceituais, filosóficas, históricas, antropológicas.
Enfatizamos a contribuição que o espaço educativo proporciona com o livro que poderá ter desdobramentos em outras atividades de ensino (leitura dos textos, discussão, produção de novos textos em outros espaços e por novos leitores), sendo a mais relevante a aproximação de gerações, resultando disso a continuidade e preservação de tradições.
Páginas:  1   2   3  


Pet Letras
© Todos os direitos reservados
pet@letras.uftm.edu.br
UFTM - Uberaba.MG