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A construção do espaço em Casa de Pensão de Aluízio Azevedo
Pesquisador(es): Gislene da Silva
1/7/2011 a 1/7/2012  (Concluído)

A linha de pesquisa do presente projeto visa entender como é construída a espacialização dentro de uma obra literária, neste caso o romance Casa de Pensão de Aluízio Azevedo. Utilizando como base teórica o livro Espaço e Literatura: Introdução à Topoanálise (BORGES FILHO), buscaremos compreender como a espacialização se estabelece no texto literário e quais os efeitos de sentido criados pela utilização de cada um dos elementos utilizados para essa construção. Através da divisão da obra em dois espaços principais onde o protagonista realiza as suas ações, estudaremos cada um nos seus detalhes, para melhor conhecimento da obra. O estudo da espacialização é uma ferramenta importante para o conhecimento das relações, atitudes, pensamentos, desejos humanos daí o nosso interesse por este aspecto.

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A Visão Feminina na Literatura Espanhola do Século XIX
Pesquisador(es): Karla Cristiane Pintar
2/1/2011 a 31/12/2011  (Concluído)

É no contexto do conservadorismo explícito e poder explorador das pequenas massas que Clorinda Turner, escritora peruana, na sua obra “Aves sin nido”, constrói imagens, a partir de seus olhos, sobre a sociedade vigente da época e, consequentemente, critica o controle depositado nas mãos de políticos e governantes peruanos que detinham o comando e se diziam aptos a estabelecer a ordem político-administrativa do país, enquanto os defensores do governo liberal defendiam a liberdade de direitos e a regência do país pela população. Em meio a debates e brigas políticas, Turner idealiza um país a partir dos problemas sociais, políticos e administrativos existentes na sociedade peruana. Para ela, seria de fundamental importância que a mudança de uma sociedade ainda com características coloniais – quase feudais por excelência – para uma mais civilizada, por assim dizer, seria a educação. A partir do contexto histórico e literário, analisaremos a atuação feminina na elaboração de obras que compreendiam as imagens e ideias laboradas pelas autoras da época.

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Dimensão – uma revista literária internacional em Uberaba
Pesquisador(es): Taís Iniz de Paiva
2/1/2011 a 31/12/2011  (Concluído)

A cidade de Uberaba possui uma rica e vasta produção literária, bem como importantes escritores locais, porém, muitas vezes, esse material está abandonado, mal cuidado e inacessível. Assim, a presente pesquisa terá como foco o estudo de um dos principais periódicos literário de Uberaba, que foi lançado e produzido na cidade na década de 80, chamado Dimensão - Revista de Poesia. Para preservar esse patrimônio cultural, o primeiro passo será fazermos sua digitalização. Isso também tornará o periódico mais acessível e sua divulgação mais fácil. Posteriormente, construiremos a historicidade da revista e analisaremos os textos dos autores uberabenses que foram publicados na revista. Com isso, conheceremos melhor a história literária da cidade e o trabalho dos autores do município.

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Tropicalismo: um neo-antropofagismo?
Pesquisador(es): Suzana Rodrigues Brandão
1/1/2011 a 31/12/2011  (Concluído)

O projeto aqui apresentado vinculado ao grupo de pesquisa “Literatura em Diálogo”, orientado pelo Prof Dr. Carlos Francisco de Morais tem como objetivo comparar as poesias do Movimento Antropófago com as letras de música do Movimento Tropicalista, e verificar em quais delas há influência de um movimento sobre o outro.

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O fantástico e o efeito de real em Botão-de-rosa, de Murilo Rubião
Pesquisador(es): Francisco Mariani Casadore
1/1/2011 a 31/12/2011  (Concluído)

Murilo Rubião, embora não tenha uma vasta obra, é um representativo escritor brasileiro; sua produção resume-se a contos nos quais o fantástico sempre se manifesta. Este gênero, muito difundido em países hispano-americanos, teve um discreto desenvolvimento em nosso país. Dessa forma, o trabalho pretende analisar o conto Botão-de-rosa do autor acima citado, sob a perspectiva do fantástico que, no caso de Rubião, não é contemplado com nenhuma teoria capaz de defini-lo. O universo narrativo proposto no conto possibilita, ainda, uma análise sociológica capaz de identificar diversos fatores externos retratados. Para a fundamentação teórica foram selecionados os trabalhos de Julio Cortázar, Tzvetan Todorov, Ricardo Piglia, Sérgio Buarque de Holanda, entre outros.

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A literatura no Almanach Uberabense: 1895-1911
Pesquisador(es): Josiane Amaral de Amorim
1/1/2011 a 31/12/2011  (Concluído)

Esta pesquisa dissertativa limita-se na construção da história da literatura em Uberaba. Como primeira etapa deste projeto pretende-se fazer um levantamento e análise dos textos literários presentes nos almanaques Uberabenses bem como uma digitalização dos mesmos. O conhecimento dessa literatura nos permitirá conhecer em parte a história da literatura em Uberaba no fim do século XIX e início do século XX.

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Ricardo Reis e Álvaro de Campos, leitores de Alberto Caeiro
Pesquisador(es): Lívia Maria Zocca
1/1/2011 a 31/1/2011  (Concluído)

Fernando Pessoa tinha muitos heterônimos, contudo três foram os principais: Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos. Estes dois últimos parecem ocupar pólos opostos, diferindo-se em pontos importantes que influem de forma significativa na concepção de suas obras. Entretanto, o mestre dos heterônimos, Caeiro, é o ponto onde eles se encontram (e derivam), tornando-se seus leitores e buscando apreender sua filosofia sensacionista. A teoria da intertextualidade proposta por Kristeva aponta para a realidade do texto como resultado de relações com outros textos, discursos e ideologias. Cada texto escrito estaria relacionado a um outro ou a um conjunto de textos. Deste modo, tomando por base esta fundamentação teórica, a peculiaridade entre a poesia de cada um dos heterônimos discípulos diante da mesma fonte de observação (o modo de viver de Caeiro) motiva esta pesquisa.

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A visão romântica do século XIX e o fantástico em “A Rainha do Ignoto” de Emilia Freitas
Pesquisador(es): Pâmela Pinto Chiareli
1/1/2011 a 31/12/2011  (Concluído)

A análise proposta pelo artigo visa a contemplar, no livro A Rainha do Ignoto, de Emília Freitas, conceitos acerca do realismo fantástico utilizando, principalmente, a teoria de Todorov e como os mesmos aliados à visão romântica da época estão inseridos na obra.

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Topoanálise d’O Conto da ilha desconhecida de Saramago
Pesquisador(es): Clarissa Navarro Conceição Lima
1/1/2011 a 31/12/2011  (Concluído)

O conto de Saramago, um livreto de 62 páginas, surge com a realização da Feira Internacional da Expo’98 em Lisboa (1998), que tratava das comemorações dos 500 anos de descobrimentos marítimos portugueses. O conto retrata um reino da fantasia no qual um súdito vai ao encalço de seu sonho e seu ideal: encontrar a ilha desconhecida. O personagem procura o rei para lhe pedir um barco e uma tripulação para sua viagem. O rei depois de muito recusar-se a ir ao seu encontro, espanta-se com o pedido, pois, a seu ver, não havia mais ilhas desconhecidas, todas estavam no mapa. Por insistência, o súdito consegue uma embarcação, mas não a tripulação. Ele é acompanhado somente pela mulher da limpeza, que por sua vez, cansada do seu cotidiano, sai pela porta das decisões do castelo em busca da ilha desconhecida. É um anseio universal à busca de si mesmo. Os personagens desse conto saem em busca disso, na imagem poética de uma ilha desconhecida. Viver o conhecido é confortável, mas o desconhecido assusta. E esse desconhecido às vezes somos nós mesmos, quando não permitimos que nosso interior venha à tona.

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O Ensino de Espanhol para Brasileiros: Uma Abordagem Comunicativa
Pesquisador(es): Renata Borges Fernandes Sousa
1/1/2011 a 31/12/2011  (Concluído)

O Ensino Comunicativo já não é novidade no Brasil nem no mundo, mas percebemos que ainda se encontra enraizada no professor de língua estrangeira o ensino com enfoque gramatical. Pretendemos neste trabalho mostrar como o ensino comunicativo pode enriquecer o ensino aprendizagem de língua estrangeira,num ambiente descontraído, contribuindo até mesmo para amenizar os fatores afetivos( medo, vergonha) que podem interferir nesta aprendizagem.

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“Chuva Oblíqua” e “Poema de Sete Faces”: uma leitura intertextual
Pesquisador(es): Ana Carolina Martins Borges
1/1/2011 a 31/12/2011  (Concluído)

Carlos Drummond é considerado um dos maiores poetas do Modernismo. Ele libertou o verso de suas amarras rompendo com a tradição literária de sua época com sua obra vasta e complexa. Com seu olhar sensível e sua visão critica aliada ao seu tom sarcástico, o poeta ‘gauche’ é associado ao novo, ao moderno e é considerado pelos críticos um poeta extraordinário. Fernando Pessoa fez da língua portuguesa sua pátria, se entregou sem limites à sua língua escrevendo sobre o conhecido e o desconhecido. Manifestou a despersonalização do poeta, marca do Modernismo, através dos heterônimos, do “eu” ortônimo e do poeta dramático. Além da criação dos vários “ismos” que serviriam como fundo de pano para sua poesia, como o interseccionismo, cujo paradigma é o poema “Chuva Oblíqua”. Ambos os poemas apresentam lados/ faces que unidos formam um todo complexo e articulado. As faces representam os vários lados de um mesmo ser, lados que se diferem e se completam para formar um ser complexo e contraditório.

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Ecologia da Educação Digital no contexto de Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa
Pesquisador(es): Fernanda Apolinário Galera
1/1/2011 a 31/12/2011  (Concluído)

Um dos interesses de pesquisadores nas últimas décadas é o de entender as interrelações entre seres humanos e o meio digital, ou mesmo entre seres humanos por meio de computadores, e ainda seus processos de funcionalidade e adaptação mútuas. Para fundamentar uma pesquisa dessa natureza, faz-se necessário definir qual perspectiva melhor representa nossa visão de aprendizagem, especificamente a de língua inglesa em contextos de uso de tecnologia. Interessa-nos compreender as diferentes situações nas quais aprendizes de língua inglesa utilizam artefatos tecnológicos que envolvam jogos eletrônicos, computadores e Internet; observar os relacionamentos e os processos que emergem devido ao uso desses artefatos, e ainda como a aprendizagem é oportunizada. Para tanto, seguimos uma perspectiva ecológica, que pode abranger o contexto do ambiente de aprendizagem, tomando-o como sistema adaptativo complexo (VAN LIER, 1997). Essa perspectiva fundamenta-se na psicologia ecológica cuja unidade de análise é a interação entre agente e ambiente, na qual o agente é considerado um sistema auto-organizado, movido por intenções e interagindo com um ambiente repleto de informação. Sucintamente, segundo Van Lier (2004, p. 144), “a ecologia é o estudo das relações entre todos os organismos e seu ambiente físico”.

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